Nossa História

A Loja Luz, Vida, Amor e Liberdade, nasceu da ideia de renovação e muita vontade alguns membros da loja Emiliano Perneta 136, filiada ao G.O.P no oriente de Curitiba-PR.
Em 2010 alguns irmãos liderados pelo Irmão Luiz Muller, resolveram montar uma loja no rito Adonhiramita. Com o apoio dos irmãos da Emiliano Perneta, onde citamos com orgulho e profundo agradecimento os Irmãos Darwin, Paulo Garbus, Santana, que deram apoio a esta nova jornada.
Oficializada em 2011 pelo G.O.P., a loja Luz, Vida, Amor e Liberdade, recebeu o nº 151 do G.O.P.
Dentre os irmãos que saíram da loja Emiliano Perneta, 136 para fundar a loja Luz, Vida, Amor e Liberdade, 151 citamos:
Luiz Muller, Bruno Huren, Rodrigo Braunhard, Hildor Schroder, Maurício Marchioratto, Ives Gomes, Vilson Deckets, Helianderson Serafim e Marco Lima.
Até então todos estes irmãos eram praticantes do rito Escocês antigo e aceito, contudo a vontade de renovação e empreendimento os fez optar pelo maravilhoso rito Adonhiramita, o qual a loja pratica até os dias de hoje. A Loja se reunião no templo F do palácio maçônico do G.O.P.
Em 2012, devido á alguns problemas relacionados a idade maçônica dos membros da loja e uma releição de cargos (a loja era composta inicialmente por muitos companheiros e mestres recém exaltados, e poucos mestres com idade mínima exigida para assumir cargos) a Loja por votação unanime, opta por uma migração para o Grande Oriente do Brasil, onde a loja fui recebida com muito carinho pelo então Grão Mestre Estadual, Eminente Ir.’. Dalmo. No Grande Oriente do Brasil a Luz Vida Amor e Liberdade recebeu o número 4263.Neste momento de transição a loja também muda o local de suas reuniões para o endereço atual, Rua Castro, 3 no bairro Água Verde em Curitiba – PR.
Em 2015 a LVAL apoiou e continua apoiando a ordem paramaçonica Filhas de Jó, onde apadrinhou a fundação do Bethel 06 Curitiba.
Exaltamos o trabalho do Irmão André Nicolau que em um trabalho incansável conseguiu junto com as meninas filhas de jós o reconhecimento internacional da Bethel 06 Curitiba, em 2016.
Ainda em 2016 completamos 5 anos de fundação da Loja. Evento comemorado com muitas dignidades maçônicas em sessão de magna de aniversário e após um jantar no restaurante Dom António em Santa Felicidade.
Também em 2016 os Mestres da Luz Vida Amor e Liberdade realizam mais um enorme esforço com apoio do Irmão Neiton Priebe (responsável pelo SCAB no Paraná) e fundam a Loja Capitular Luz do Oriente 122 (loja de graus filosóficos) do rito Adonhiramita, loja vinculada ao Supremo Conselho Adonhiramita do Brasil.
Temos ciência de nossa obrigação para com os irmãos e para com a sociedade e temos plena convicção de que muito ainda temos a fazer, em prol da maçonaria e em prol da sociedade.
Hildor Schroder
Venerável Mestre
Gestão 2016-2017